As pérolas são símbolos de elegância, delicadeza e requinte. Não é à toa que as peças confeccionadas com essas gemas costumam ser usadas por várias gerações! Por serem atemporais e clássicas, sempre há espaço para elas nos looks das pessoas sofisticadas.
Dentre as preferidas, o colar com pérolas reina soberano. Afinal, ele já foi usado pela grande maioria das divas do cinema e permanece absoluto como símbolo de riqueza até hoje em dia. Quer saber mais sobre essa proposta? Preparamos um conteúdo super legal neste post: é só continuar acompanhando para conferir tudo!
Saiba mais sobre as pérolas
Ao contrário das pedras tradicionais que são encontradas na natureza e lapidadas, as pérolas já “nascem” prontas. Elas são as únicas gemas de origem animal: são produzidas no interior das ostras e mexilhões em reação ao contato com agentes externos.
As pérolas naturais são muito raras. Hoje em dia, elas são cultivadas em larga escala por processos que podem resultar em até 30 joias por ostra, no caso daquelas de água doce; e 5 por molusco, no caso dos animais de água salgada.
Por serem mais facilmente cultivadas, as pérolas de água doce têm valor comercial menor. Já as de água salgada são mais caras justamente porque seu processo de cultivo é mais oneroso e trabalhoso.
Entenda o colar com pérolas na História
Durante muito tempo as pérolas foram consideradas as gemas mais valiosas do mundo devido à sua raridade. Em uma passagem icônica, Pierre Cartier comprou sua mansão em Nova York, no coração de Manhattan, com um colar com perolas naturais de duas voltas — avaliado em cerca de um milhão de dólares, em 1917.
Audrey Hepburn e Coco Chanel também ajudaram a eternizar essas joias como ícones de requinte e um glamour clássico, que atravessa décadas. Quando as pérolas passaram a ser cultivadas em larga escala, seu valor acabou sendo reduzido. Assim aquele mesmo colar vendido por Cartier em 1917 foi comprado mais tarde por 151 mil dólares.
No entanto, apesar da redução, essas joias continuam sendo consideradas acessórios icônicos no mundo da moda. Dessa forma, sejam colares longos e de várias voltas, como nos anos 20, sejam delicadas gargantilhas, um lindo colar com pérolas sempre terá seu lugar!
Descubra como usar esse tipo de colar
Algumas pessoas têm receio de criar um visual datado ao usar um colar com pérolas. Entretanto, é possível criar looks muito modernos usando esse acessório. Quer saber como? Veja a seguir!
Varie o tamanho
Brincar com o tamanho das pérolas é uma excelente dica para arrasar na sua produção. Enquanto um colar tradicional é feito com gemas praticamente idênticas, você pode ousar ao misturar todos os tamanhos em uma única peça.
Brinque com os formatos
Outra sugestão para modernizar suas produções com pérolas é buscar componentes com formatos variados. Enquanto os modelos clássicos são bem redondos, vale investir nos ovalados e até mesmo em gotas para ter um colar com pérolas super atual.
Misture com diversos materiais
Se quiser fugir um pouco das versões mais habituais no mercado, mas ainda assim não quer abrir mão da delicadeza das pérolas, experimente misturar as gemas com outros materiais. Elas podem atuar como pontos de luz em uma corrente, ou se mesclar a outras pedras, em um visual ligeiramente boho e super moderno.
O colar com pérolas é sempre clássico e atemporal! Assim, sempre haverá um modelo perfeito para complementar suas produções. Basta escolher uma peça que você ame e combine com seu estilo — e investir sem medo. Se for um acessório de qualidade, acredite: ficará na família por muito tempo.
E você? Conhecia todo o charme dos colares com pérolas? Para saber mais sobre os acessórios mais queridos, aproveite para ver também quais são as semijoias preferidas das mulheres.